Definitivamente de Damazan, em França, onde os meus pais trabalham. Durante a viagem passamos por imensos sítios e dos gosto mais é o Desfiladero em Pancorbo. Funciona como uma introdução aos Pirenéus embora ainda estejam longe. O País Basco, verde em todo o lado e aquele tipo de letra estranho que eles têm. Depois San Sebastian, o Rio de Janeiro espanhol. Subir os Pirenéus e "logo a seguir" a fronteira. S. Jean de Luz e a praia que se vê da autoestrada. Do ambiente pacato de aldeia, mas que em nada se compara às aldeias portuguesas, não estou a dizer que seja melhor - é diferente. Tenho saudades do
apéro com Ricard (Pastis de Marselha) e dar um mergulho na piscina. Tenho saudades dos pores do sol, embora sejam lindos de morrer no Marão os de lá não ficam nada atrás. Tenho saudade do trigo, do girassol, do milho e do tabaco a nascer. Tenho saudades do Canal e das árvores. Tenho saudades da planície infinita e lá no fundo ergue-se Nicole. Tenho saudades das feiras de rua aos domingos, vulgos Vide - grenier ("esvazia sótão"), saudades da Fiesta e do 14 de Julho. Ai o 14 de Julho, essa data esperada durante todo o ano, onde se reclama dos impostos que são vistos a arder no céu na forma de fogo de artifício. Vinhedos enormes, vivíamos quase no centro da zona demarcada de Buzet. Em Agosto apanha-se o tabaco e põe-se a secar em estufas. Foi assim que conduzi o meu primeiro trator com 6/7 anos. Tenho saudades de ir à praia a Biscarrosse, aquela que o meu pai nunca soube o caminho mas lá descobria o caminho. Definitivamente, tenho saudades daquilo.
|
Foto daqui Entrada do Desfiladero, Pancorbo |
|
Canal, Damazan |
|
Pôr do Sol, Damazan |
|
Campo de tabaco ao fim do dia |
|
Biscarrosse, eu com 3/4 anos. Há alguns anos que não vamos lá. |
|
L'Oustalet - Damazan, AOC Buzet |
Voltei a fazer a viagem no ano passado e já não a fazia há 3 anos e deu para ver que sentia falta de Espanha e de França. Sentia falta de sair do país, de falar outra língua. Fui para lá com 4 meses e cheguei a andar lá na escola até entrar aqui na primária (nunca me esqueço, apresentei-me dia 12 de novembro de 2001 na escola primária em Portugal), portanto presumo que seja normal. Não vou falar da razão que me levou a ir lá no ano passado, mas podem crer que inicialmente odiei cada quilómetro. Passado uns meses percebi que ganhei mais do que perdi, fiquei a saber que a
Tatie (diminutivo de "tia" em francês)- uma das patroas dos meus pais e que me guardava desde os 4 meses - se tinha suicidado levada por uma depressão. Foi durante essa semana das férias da Páscoa que estive com ela pela última vez. Portanto, posso ter perdido muita coisa com os meus amigos em Portugal, mas não perdi a oportunidade de estar com ela.
Um itenerário que gostava bastante de fazer, sobretudo San Sebástian, aquela zona do norte de Espanha, e França sem dúvida, onde nunca fui. As fotos abriram-me o apetite!
ResponderEliminarhttp://happyandhealthy.blogs.sapo.pt/
É muito bonito sim :) e se conseguires ir de carro vai, há muito mais em Espanha para ver e que eu não falei aqui (porque não me chama tanto a atenção)
Eliminarbeijinhos
Que sítio lindo!! Gostámos bastante de conhecer!
ResponderEliminarO teu blogue pareceu-nos muito interessante :P
Ela e Ele.
www.elaeele-nos.blogspot.com
isto as fotografias só mostram parte do que há para ver ahaha só indo lá é que se percebe :D
Eliminarobrigada, também gosto muito do vosso blog ;)
beijinhos