Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Praia Fluvial do Coração aka "de Fornelos"

Vou-vos falar de um sítio para o qual tenho ido numa base vá, diária - o pessoal que me acompanha no insta sabe -: a praia fluvial aqui da zona, que fica a 4kms de minha casa e, se quiserem, a menos de 15 kms de Vila Real (20 minutinhos bem passados nessa grande estrada que é a Nacional 2 em direção a Santa Marta e virar na placa que diz Praia Fluvial de Fornelos)

Como o próprio nome indica, é uma praia construída num rio e por isso não esperem temperaturas da água acima dos 20ºC porque nem nos maiores dias de calor isso acontece - se bem que podem verificar-se exceções - e por isso vão preparados para água que varia entre o gelada como o coração dos vossos ex até custa um bocadinho a entrar mas está boa passando invariavelmente pelo está fria mas andas aqui 5 minutos e habituas-te - e já passei pelos tipo de temperatura sem repetições, até agora. A culpa não é deles, o simples facto de ser um local onde a água está sempre a correr não permite que ela aqueça muito. Fora este pormenor, é um espaço excelente para toooda a gente porque:
1. Não há areia na área de toalhas therefore não há areia nos carros
2. Há muito espaço para esticar toalhas, fazer picnics, jogar à bola e dançar o fandango
3. A profundidade máxima neste momento fica entre 1.40/1.50 (talvez menos, porque eu ponho-me em bicos de pés e fico com a cabeça fora de água)
4. Tem pontes e paredes para o pessoal se mandar a fazer bombas e encharcar-me só para me chatear quando estou no meu processo de entrada na água
5. Tem um bar que serve tábuas - basicamente um prato grande que dá comida para 5 pessoas - com fumeiro (chouriço, salpicão e presunto) e 3 queijos (camenbert, flamengo e um com casca laranja que não sei o nome) e podem pedir francesinhas (dizem que são boas ;) )
6. Vêem-se peixinhos na água eu passo-me quando vejo peixinhos na água. É como se fosse algo surreal
7. Pelo menos por enquanto há bastantes lugares para estacionar
8. Se querem paz e sossego, este é o local.
9. Se querem festa no fim de semana, é este o local.
10. Podem dizer "EI OH MANO TÁ DEMAIS O BAR DA PRAIA!" porque o bar chama-se mesmo "bar da praia"
11. WI-FI para os agarrados das tecnologias eu incluída porque né...
12. Façam-me perguntas porque sinceramente é tanta coisa boa que eu não me lembro de tudo.
Coisas não tão boas mas que uma pessoa até nem liga:
1. Não é vigiada no entanto nunca houve problemas (afogamentos e afins) porque é só pessoal responsável e há sempre alguém na água pronto a ajudar.
2. Querem lugares de estacionamento à sombra? Vão cedo e têm lugares mesmo à "porta" ou então vão tipo às 15 e têm lugares à sombra do outro lado da estrada (mas se forem a esta hora roubam-me o meu lugar que fica na berma da estrada, ali encaixadinho entre a sebe e o alcatrão, por isso vão mais tarde sff). Lá para Agosto é capaz de estar mais ruim devido à grande concentração de emigrantes, e aí é um ver se te avias para montar o bolinhas.
3. Penso que são só estas duas coisas.

Ok, não é uma piscina nem uma praia "normal". Mas é o melhor que se arranja perto e de graça - há quem vá a pé porque é mesmo perto, também já fui e é um tirinho. O pior mesmo é subir de volta mas arranja-se sempre boleia. E eu não troco esta praia por nada <3




2 comentários:

  1. Olha que rico sitio :o
    Nem conhecia sequer
    Beijinho

    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TVI fez algumas reportagens lá no ano passado, talvez este ano volte ;)
      Tens que visitar, beijinhos

      Eliminar

Deixem a vossa opinião e também os vossos blogues para eu ir ver :)